quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Diário de um vegetariano

Muitas pessoas me perguntam sempre as mesmas questões sobre esse assunto, e acredito que muitos que optaram por este estilo de vida passam o mesmo que eu. Principalmente, gente que como eu, decidiu ser vegetariana depois de adulta, depois de sempre comer carne e tal...

Bom, resolvi fazer um tipo de diário aqui respondendo essas perguntas pra vocês também:
  1. Por que sou vegetariana? Bom, pela causa animal, em defesa deles. Sou protetora dos bichos, os amo e seria hipocrisia minha come-los. Mas como antes eu comia, não sou paranoica, respeito a opinião de quem come e espero receber respeito pela minha decisão. Se vou ou não mudar o mundo, não sei, mas tenho a consciência de que eu, como tantos outros contribuímos para a diminuição do consumo da carne e consequentemente a matança em demasia. Esse é o problema: matança exagerada, muitos alimentos que estragam e são jogados fora, ou seja, uma vida que foi morta a toa. Mas se eu for falar tudo que penso vai o post inteiro. É isso e pronto!
  2. Como me tornei vegan? Bom, eu tentei outra vez parar com tudo do nada, e não consegui. Vi a explicação de outra vegan que ela foi tirando tipos de carne por ano, e assim fiz. Um ano tirei a vermelha, outro ano (ano passado) o frango, este ano ainda estou no peixe até a virada. Depois eu vou comer um peixe bem raramente pra repor um pouco de proteína e da vitamina B12 que só tem na carne, pois eu não posso tomar suplemento dela, pois sou alérgica.
  3. Como é a convivência agora com os familiares? Meu marido não é, aliás, é super carnívoro, mas é uma opção dele e eu respeito, claro. Aliás, lá em casa eu faço comida pra ele com carne também, faço feijão às vezes com bacon e calabresa, pois ele gosta. Eu, quando vou comer, separo tudo. Os familiares brigam comigo até hoje...rs, principalmente meu pai que teve um irmão vegan que ficou doente por outro motivo e teve que voltar a comer. Isso é relativo e exagero, se fosse assim não existiria vegan no mundo, todos morreriam. Tem famílias que nascem os filhos, eles são criados a vida toda sem pôr um pedaço de carne na boca!!!! Mas enfim, os parentes, familiares, amigos, "enchem o saco" no português claro! É irritante, mas a gente atura. As pessoas acham que os vegans são chatos, mas a gente fica quieto no nosso canto e os outros vem com as piadinhas chatas "vai ter alface pra você", "coitada da alface, você não tem dó?!", "você está comendo a comida das vacas"... ¬¬  Então tem que ter paciência pra ser vegan. Fora que eles fazem questão de mostrar que você dá trabalho no sentido deles terem que planejar uma mistura pra você. Gente: se tiver arroz e alface a gente come!!!! Sempre teve salada nas refeições, mas é a gente virar vegan e ficam "ai, não sei o que fazer pra você comer".... É difícil. Mais ainda bem que tenho alguns amigos vegetarianos também e que me entendem. Marcamos jantares juntos e é bom estar entre eles! ^^
  4. Como é a convivência com a sociedade? É muito difícil!!!! Comer fora é um caos, pois tudo tem carne!!!!! O comércio não pensa nos vegans. Se eu tenho que almoçar um salgado correndo já fico toda desesperada, pois é difícil achar algo só de queijo, ou de palmito que tenha boa aparência. Os lanches naturais tudo tem salame, ninguém faz um só com queijo e assim vai. Bares e restaurantes, a maioria só tem pratos com carne. Sem contar os lugares que vou comer lanche, que dizem ter lanche vegetariano, chego lá e leio no cardápio que vem bacon!!!!! Ou então pergunto se não tem no restaurante prato vegetariano e eles dizem que sim e me apontam uma salada com peito de frango! ¬¬ Tem que ter paciência!
  5. Como você faz agora com sua comida? Olha, eu sempre gostei muito de saladas, desde criança, então não estou sofrendo em come-las não. Aumentei os legumes e como ovo. Esse ano como eu ainda como peixe digamos que está fácil, ano que vem sim, não comerei mais ai restringe ainda mais minha mistura, mas é tranquilo, tirando a carne por ano é bem mais fácil a adaptação. E estou amando fazer pratos com carne de soja, até meu marido faz pra mim coisas deliciosas!!! ^^
  6. Que tipo de vegetariana você é? Bom, há vários tipos, na verdade eu acho que cada um cria um nome pra si mesmo, mas não vou citar todos aqui. Só quero dizer que não sou aquela extrema que não come ovo, nem nada derivado do leite e tal. Eu como queijo sim, aliás, às vezes é a única mistura que tenho, assim como o ovo. Leite eu já não tomava, mas consumo os seus derivados normalmente. Só que o ovo devemos ter uma certa restrição também quanto a origem. Pois ovos de granja, as galinhas vivem uma vida miserável, confinadas e os pintinhos, machos, normalmente não "servem pra nada" são triturados vivos, mortos por asfixia e/ou outros métodos, então o certo é o consumo de ovo, comprovado, de galinhas caipira (o que eu ainda vou mudar, é muito triste como tratam os pintinhos, mas se eu for falar também vai um post só disso).
  7. Que conselho dou a quem quer se tornar um vegan? Vai fundo! Nos ajude nessa luta a favor e defesa dos animais, mas tenha muita persistência, muita paciência e força na peruca. Se não, você desiste no primeiro prato cheiroso e saboroso que colocarem a sua frente.
E se tenho vontades? Sim, passo muita vontade de muita coisa! O cheiro de um churrasco é cruel! Sinto muita falta de kibe, mortadela e salame, que eu amava! Mas é ter força de vontade!

Outra coisa: não sou tonta gente, ok?! Eu sei muito bem que, por exemplo, de um boi/vaca usa-se tudo, e só perde o berro. Sei que roupas, cosméticos, etc e tal, são produzidos a base animal (como muitos ignorantes gostam de jogar na nossa cara), mas a questão como disse ali em cima, é a matança em demasia. E o consumo da carne mesmo, ali, na nossa boca, não queremos isso! E novamente, respeitem as opiniões. É muito difícil ver um vegan apontar o dedo na cara de quem não é e tentar impor sua opinião, mas é bem fácil ver quem come carne zuando, enchendo o saco e criticando, então parem e vejam quem realmente é o chato da história!

É isso! Pra vocês saberem um pouco mais do que penso. Cada um com sua opinião, essa é a minha e respeito a sua.

 Um pouco do que como! Em casa e em encontro com as amigas lindas!

Beijos aos vegans!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...