terça-feira, 12 de novembro de 2013

Lavando o cabelo: água quente x água fria

A maior dúvida é se o mito de lavar o cabelo com água quente ou fria é verdade. Então achei que valia um post pra sana-la.
Realmente há uma diferença sim, em usar água quente ou fria na hora de lavar. A água quente ajuda a abrir as cutículas do fio (que também é a função do shampoo), fazendo com que fiquem mais limpos e/ou se for momento de hidratação, que o produto penetre melhor.

Consequentemente, a água fria ajuda a fechar as cutículas do fio (função do condicionador também), portanto, neutraliza o efeito de lavar o cabelo e/ou "fecha" o fio que foi hidratado, por exemplo, fazendo com que a hidratação dê mais efeito e dure mais.

Logo, o certo seria:

  • Molhar o cabelo com a água quente para começar a lavar (lavar normalmente ou hidratar)
  • Enxaguar o cabelo com água fria para retirar o condicionador ou máscara de hidratação
Mas atenção: quando eu digo água quente, não é fervendo, se não você faz o efeito contrário, você acaba prejudicando. Digo água morna. E água fria também não quer dizer com gelo, é água natural do chuveiro ou lavatório.

Quando você for ao salão de beleza hidratar seu cabelo, peça a sua cabeleireira para enxaguar, no fim, com a água fria, além de tudo que foi dito, seu cabelo ficará mais brilhoso.
Lembrando também que, determinados tipos de cabelo, ao usar água quente, estimula a oleosidade, então só deve ser usado água fria ou bem morninha. Além de poder dar caspas!

E quem tiver dúvida, reveja aqui alguns posts:
Gostaram?
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...