quinta-feira, 25 de abril de 2013

Como lavar o cabelo!

Sim, você leu direito, hoje o post é sobre COMO LAVAR O CABELO!
Sabe por quê?! Porque incrível que pareça, muita gente não sabe lavar o cabelo direito. Como vocês já devem ter lido, eu sou cabeleireira e durante meu trabalho nesta área, eu vi o quanto tem gente que não sabe, faz coisas erradas e ainda que prejudicam a saúde do cabelo.

Vamos aprender então?!

Parece simples, e é, mas tem todo um ritual que deve ser seguido para melhorar seu fio.

  • Antes de tudo, SEMPRE, lave o cabelo 2 vezes com shampoo. A primeira vez é mais pra tirar o "grosso", o óleo do fio, depois, a segunda é para deixar super limpo e nem sonhar em criar as temidas caspas!!!! Não precisa colocar uma mão cheia de shampoo, claro que tudo vai do tanto de cabelo que você tem, mas é um fundinho de mão só a cada vez.
  • NUNCA, use shampoo anti resíduo. Essa história de lavar a cada 15 dias para limpar bem, é completamente coisa de doido! Gente, pelo amor de Deus, da onde vocês tiraram isso?! Se foi o cabeleireiro que disse, someeeeee de perto dele! E outra, ele quis te vender produto. O anti resíduo só é usado em salões e antes de tratamentos químicos, como a Progressiva ou Escovas definitivas.
  • NUNCA lave passando as unhas grandes no couro. As unhas podem fazer micros "cortes" no couro, isso pode afetar o bulbo, que é a raiz do fio, e uma vez agredido, nunca mais nasce fio ali. E ao longo do tempo você vai tendo menos fio, menos cabelo, vai ficando ralo. Use sempre as pontas dos dedos, mas deitados!!!!!!! Onde fica a nossa digital, ai sim, você pode esfregar com vontade, porque mão leve também não tira sujeira, mas também não precisa "esfolar" a cabeça, vamos combinar né?!
como lavar os cabelos
Dessa maneira
  • SEMPRE enxague muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito, mas muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito o cabelo, muito mesmo!!! Quando achar que tá bom, enxague mais. Não pode ficar shampoo no fio antes do condicionador. Vai abrindo o cabelo também enquanto a água desce por ele.
  • SEMPRE use condicionador, mesmo que você passou uma máscara (lembra que já disse aqui no post sobre Hidratação em casa?!). O condicionador foi feito para devolver ao cabelo o ph dele que o shampoo tira do normal. Logo, o condicionador também fecha as cutículas do fio, que ao lavar são abertas. Se você não usar, o cabelo vai ressecando ao longo do tempo.
  • SEMPRE use o condicionador do conjunto do shampoo!!! Isso é um erro muito comum, as pessoas usarem qualquer shampoo com qualquer condicionador. Vocês acham mesmo que o par foi feito só pra vender?! Não! Cada um tem um composto que combinam entre si, o shampoo abre a cutícula - como já disse - e o condicionador par dele é o único capaz de fecha-las certo, entenderam?!
  • SEMPRE enxágue muito bem o condicionador. Tem gente que tem a infeliz idéia de que se deixar um pouco no cabelo ele vai hidratando ao longo do tempo. Vai, vai hidratar as caspas que vão criar no seu couro!! É isso que dá, acúmulo de creme de pentear ou condicionador na raiz só dá caspa e, ao longo do tempo, pode sufocar o bulbo, o que também impede de nascer fios ali.
  • NUNCA passe condicionador na raiz. Mesmo se você não tem raiz oleosa, se ficar passando vai estimular. Sempre passe uns 2 a 3 depois da raiz pra baixo, é só no comprimento mesmo, pois na raiz ainda temos a lubrificação natural do fio.
Na hora de enxugar o cabelo: NUNCA, NUNCA NUNCA NA SUA VIDA você pegue a toalha e vai enxugar o comprimento esfregando uma mão pra frente e outra pra trás, indo e vindo com a toalha no cabelo!!!! Meu Senhor, isso mata qualquer cabeleireiro (aliás, se seu cabeleireiro faz isso, saia correndo do salão, pois ele não sabe nada!!). Meninas, isso acaba com as cutículas do cabelo, ainda mais se ele tiver química e estiver meio ressecado. Isso agride o fio, tira a forma do cabelo. Sempre enrole a toalha do comprimento e vai APERTANDO apenas até ficar menos molhado. Por favor, quem fazia isso promete não fazer mais?!
 
                        Nunca!                                                                  Sempre!

Na hora de pentear: também não passe creme de pentear, leave-in, óleo ou o que você tem costuma, na raiz. Do comprimento para baixo, ok?

Gente, outra coisa, cabelo saudável não custa 3,00!!! Não estou dizendo para todos comprarem shampoos importados caríssimos, mas também não dá pra ter cabelo lindo, sedoso e brilhoso usando marcas de mercados mega baratas não?!
Vou fazer um post depois sobre produtos nacionais e importados, vantagens e desvantagens. Vocês vão ficar passadas como dá para investir em produtos daqui e muito melhores. ;)
 
Dúvidas?! Me escrevam!
beijus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, será um prazer sua participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...